Acompanhe o Monitoramento dos Raios em Tempo Real

Acompanhe o Monitoramento dos Raios em Tempo Real
clique na Imagem e Acompanhe o Monitoramento dos Raios em Tempo Real

01 agosto, 2016

Antenas de celular medem chuva com precisão


Sensor de chuva

Uma das maiores dificuldades que os meteorologistas encontram para fazer melhores previsões é a falta de sensores que lhes deem dados estatísticos suficientes para uma amostragem significativa e com alta resolução espacial.
Hoje, eles dependem de pluviômetros, geralmente instalados em estações muito espaçadas, ou de radares, muito caros e dificilmente disponíveis para todas as áreas.
A boa notícia é que a rede de telefonia celular - mais especificamente, as ondas que trafegam entre as antenas e entre as antenas e os celulares - pode se transformar em um gigantesco sensor capaz de monitorar a chuva em grandes áreas e com alta resolução.


 A qualidade dos dados de precipitação obtidos pelo programa é a mesma dos pluviômetros, mas com a grande vantagem da maior resolução espacial e da disponibilização dos dados em tempo real. [Imagem: Christian Chwala]


A descoberta de que as gotas de chuva atenuam a propagação das ondas eletromagnéticas de uma forma mensurável foi feita por Christian Chwala e seus colegas do Instituto de Tecnologia Karlsruhe, na Alemanha.
Chwal desenvolveu um programa de computador que consegue derivar a informação sobre as precipitações atmosféricas a partir de flutuações nos sinais recebidos pelas antenas das estações de telefonia celular. Segundo ele, a técnica poderá ser a solução para áreas com pequena cobertura de sensores, como os países mais pobres.

Pluviômetro eletromagnético

"Os pingos de chuva são quase tão grandes quanto o comprimento de onda da radiação de micro-ondas dos links de rádio operando em frequências de 15 a 40 gigahertz. Por esta razão, eles atenuam fortemente a radiação nesta faixa de frequência," explica o professor Harald Kunstmann, coordenador do trabalho.
Quanto mais forte for a chuva, maior é a diminuição da potência do sinal entre duas antenas. Os usuários de celulares dificilmente notam o efeito, a não ser em casos de tempestades, quando então o sinal é interrompido e a ligação cai.
A qualidade dos dados de precipitação obtidos pelo programa é a mesma dos pluviômetros, mas com a grande vantagem da maior resolução espacial e da disponibilização dos dados em tempo real. "O limite de detecção é uma chuva de um milímetro por hora, e os dados ficam disponíveis com um retardo de apenas um minuto," disse Chwala.

Bibliografia:

Real-time data acquisition of commercial microwave link networks for hydrometeorological applications
Christian Chwala, Felix Keis, Harald Kunstmann
Atmospheric Measurement Techniques
Vol.: 9, Issue 3, 991-999
DOI: 10.5194/amt-9-991-2016

Nenhum comentário: